4/5/2010 - 21h49m Edição 78 Curiaú/AP, fevereiro e março de 2010.NOTICIAS DO NOSSO COLABORADO SABÁ DO CURIAÚ NO AMAPÁ - 2. Anúncio
1. Está formando no dia 27 de março, a última aluna que ficou no CEFET de Bambuí, em Minas Gerais. A moça Keila Silva da Paixão. O curso da mesma foi mais demorado em razão de concluir em três anos e meses.
2. A festividade em louvor a São Lázaro, em Curiaú, mesmo passado da data, o evento foi muito bonito e alegre. O batuque, como sempre, bem entusiasmado, o baile com grande população prestigiando e o som muito bom. No geral foi maravilhoso. O mais importante é que a cada ano, quem está a frente destes eventos, estão fazendo melhor.
3. A senhora Rossilda e a Josefa, moradora do Curiaú, foram convidadas pela SEAFRO para receberem uma homenagem de seus serviços prestados na comunidade, na cultura e pelo trabalho do bem estar da vida das pessoas do local.
4. Está sendo construída mais uma sede para eventos festivos na comunidade. É o lugar desta redondeza onde existem mais sedes. A tendência é cada família ter a sua.
5. O Jornal do Quilombo está sendo mais visto por muita gente. O mesmo está na internet.
6. Em cada média de prazo de 90 dias são construídas casas de moradias na comunidade, só que muita gente não vê porque as mesmas estão nos quintais dos outros e outras casas para dentro das matas, as quais, no futuro, chamaremos de sítios ou chácaras.
7. Continua o jovem Francinaldo a resistir, levando a frente o Campeonato Interno na Comunidade de Curiaú. Pela quantidade de jovens atletas que existem, é para ser permanente, só que uns que tem a vontade de desenvolver não são valorizados e recompensados pelo bem que fazem pelo povo.
8. Como já é costume na Via Sacra na Vila de Curiaú de Baixo e Curiaú de Fora, percebe-se que diminuíram a contingência de pessoas na caminhada. Sabemos que a população comunitária cresce a todo ano. Será que é porque muitos estão trocando de igrejas, de outras crenças, e outros ficando descrentes, ou por falta de vontade de sair de casa.
9. Faltou o açaí em abundância em Curiaú, o pior de tudo é que muita gente não sabe viver sem o mesmo depois das refeições.
10. Neste ano foram poucos os produtores que plantaram milho. Mas foi produzido bastante milho verde no Quilombo do Curiaú. Foi provado com a entrega para a RURAP e Secretaria de Agricultura.
11. Roça de mandioca continua com os mesmos produtores, mas as áreas foram maiores por certos agricultores, e a quantidade de maniva no solo foi grande, principalmente os produtores que estão na APA, que tiveram suas áreas de terras aradas para o plantio. A intenção é de produzir mais farinha para cobrir os produtores que deixaram de fazerem as suas roças.
|