"Agora só me resta duas coisas: Agradecer a Deus Pelos bens que agora são meus Os bens que também são seus. Gabriel Ramos Teixeira 11 anos - aluno do CAIC Formiga - MG"

Gabriel Ramos Teixeira

Adicione aos favoritos Defina como sua página inicial Indique este site
  • 150 anos da cidade de FORMIGA - MG
  • BAU DO GRIOOTZEN
  • A EXTENSÃO RURAL AT E DESENV. RURAL SUSTENTÁVEL

  • A EXTENSÃO RURAL
  • AGRIFOR 150

  • AGRIFOR - FEIRA DE TECNOLOGIAS REALIZADA 07/06/08 ANIVERSÁRIO 150 ANOS DE FORMIGA
  • AQUI VOCÊ COMPRA E VENDE

  • MERCADO VIRTUAL- MARKET - AGRONEGÓCIO
  • AQUICULTURA E PESCA

  • Aquicultura
  • ARTE

  • ART exposure - Exposição
  • Arte em metal
  • BARRAGINHAS

  • CONSERVAÇÃO DO SOLO E ÁGUA
  • CIDADES NO MUNDO

  • CIDADES - HISTÓRIA E ESTÓRIAS
  • CRONICAS

  • CRÔNICAS da Vitória de Formiga -MG
  • CULTURA

  • Comunidade Quilombola
  • MOÇAMBIQUE - NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – FORMIGA – MG
  • Sociedades retro e pespectiva
  • CVT E EPAP

  • CVT - Centro vocacional tecnológico
  • DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL

  • Agricultura Familiar
  • DOWLOAD FOTOS E TEXTOS DO SITE

  • Download de fotos e textos completos de matérrias do site
  • EDUCAÇÃO RURAL E URBANA

  • Ensino Técnico Profissionalizante
  • EMBORNAL DE PALAVRAS

  • POEMAS reflexões
  • ESPIRITUALIDADE -CORPO E MENTE

  • Saúde Espiritual e corporal
  • EVENTOS DIVERSOS

  • EVENTOS DIVERSOS
  • FALANDO CONOSCO

  • ELOGIOS E MOTIVAÇÕES PARA MELHORAR
  • FLORA, FAUNA, HIDROGRAFIA

  • MEIO AMBIENTE EM FOTOS E VÍDEOS
  • HOMENAGENS

  • Pessoas
  • HUMOR SAUDÁVEL

  • HUMOR SAUDÁVEL
  • INFORMAÇÕES

  • INFORMAÇÕES
  • JEANS - FORMIGA - MG

  • TECIDOS - MERCADO VIRTUAL
  • KOLPING

  • OBRA KOLPING - Work Kolping
  • LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

  • DESENVOLVENDO TALENTOS ATIVOS
  • POLÍTICA

  • POLÍTICA - ELEIÇÕES
  • QUEM PERGUNTA QUER SABER - QUEM RESPONDE QUER ATENDER

  • PERGUNTAS E RESPOSTAS
  • QUILOMBO DO CURIAU - MACAPÁ - AMAPÁ

  • QUILOMBO DO CURIAÚ - MACAPÁ - AMAPÁ
  • VEJA MEU CURRÍCULO

  • CURRÍCULO - Quero trabalhar
  • VIAGENS- REGISTRO

  • VIAJEI PARA .....
  • Untitled Document

    Últimas notícias

    18/4/2010 - 11h9m

    Ética e transformação social das Instituições


    UMA LIÇÃO QUE VEM DAS CEBS E DA VIA CAMPESINA - Reina uma crise plural: política, econômica, ecológica, ética, das Instituições etc. Urge recriarmos a vida com relações éticas e estruturas de fraternidade ou a crise plural que atravessamos nos levará ao abismo. Como vivenciarmos relações éticas que viabilizem (mais do que transformação) a transfiguração das instituições?  

     

    Instituições são organizações criadas para organizar e gerenciar a convivência humana em sociedades mais complexas. Nas sociedades mais simples não há tanta necessidade de institucionalizar a vida social, mas a cada dia aumenta a complexidade do conviver. As instituições têm um início, muitas vezes libertador, mas com o passar do tempo, ao se desenvolverem, vão se enrijecendo e iniciam um processo de traição de seus princípios e inspirações originais. Assim acontece com todas as instituições, salvo exceções.  

     

    Se uma instituição não funciona bem, ao invés de voltarmos aos princípios originais, ou até mesmo ver se não seria melhor sua extinção – como é o caso do Senado no Brasil -, muitas vezes, cria-se uma outra instituição para remendar a primeira. Exemplos não faltam: excesso de controladorias, auditorias, comissões parlamentares, órgãos de assessoria, de fiscalização etc. É fiscal para fiscalizar fiscal, lei para fazer valer outra lei e ... No entanto a criação de diversos órgãos auxiliares, de conselhos, não tem sido eficaz para resolver o problema da crise institucional moderna que inclui corrupção, opressão e descrença nas próprias instituições.  

     

    Há questões de fundo que solapam as instituições. Por exemplo, a perda de valores morais, o apego a coisas supérfluas, a incapacidade de confiarmos na nossa capacidade de resolver socialmente nossos problemas, o que nos faz transferir para outros essa tarefa. Isso se sente no excesso de processos na justiça, na desvalorização da experiência histórica, no consumo exacerbado, no individualismo, na absolutização da tecnologia, no descaso com os empobrecidos e na devastação da biodiversidade.  

     

    Ética é uma categoria análoga, não tem conceito único. Aqui, optamos por entender ética como um jeito de conviver que encarna a regra de ouro: “Não faça aos outros aquilo que não quer que lhe seja feito”. Ou seja, mais do que um pensar ético, um agir ético é imprescindível para realizarmos o desafio de transfigurar as instituições e as pessoas.  

    Quatro pontos, vivenciados pelas CEBs – Comunidades Eclesiais de Base - e pela Via Campesina, são imprescindíveis para um agir ético de forma a contribuir para o processo de transfiguração das instituições. Pensar e agir  

     

    a) a partir do empobrecido - Karl Marx dizia que “o lugar social determina o lugar epistemológico”, ou seja, nossos olhos, em última instância, não estão no nosso rosto, mas nos nossos pés. Pensar e agir a partir do empobrecido – pobre, mulher, negro, indígena, criança, idoso, deficiente físico e/ou mental, governado, divorciada, mãe Terra, irmã água, biodiversidade, outra religião/igreja etc - do enfraquecido, do pequeno - é encarnar a regra de ouro.  

     

    b) de forma coletiva e participativa - Ninguém é dono da verdade, que deve ser uma busca conjunta. Envolver a todos na participação é vital. Discernir em mutirão.  

     

    c) a partir de toda a biodiversidade - Superar assim o antropocentrismo. Agir eticamente exige nutrir encantamento, veneração e respeito por todos os seres vivos. A luz e a força divina permeiam e perpassam tudo. Somos um elo vivo da grande rede da vida. Tudo no universo tem a ver com tudo em todos os pontos. Há uma inter-retro-dependência.  

     

    d) a partir de um modelo econômico justo e sustentável ecologicamente. Isso implica elevar a Economia Popular Solidária ao status de Política de Estado e coluna mestra da sociedade. Ser vassalo da idolatria do mercado e do capital é algo imoral e só aprofunda a crise das instituições.  

     

    A Via Campesina está mostrando como é possível transfigurar instituições ao fazer Política de baixo para cima e de dentro para fora. Age eticamente, ao defender a realização de reforma agrária, ao priorizar a agricultura familiar casada com a agroecologia, ao exercer o poder de pressão para que o Estado cumpra sua missão.  

     

    As CEBs consolam os aflitos e afligem os consolados. Misturam cotidianamente fé e política, sagrado e profano, pessoal e social, céu e terra. Sem dualismos, buscam cultivar a unidade que há de reinar na imensa vastidão dos infinitos pontos que entrelaçam a vida.  

     

    As CEBs constituem-se ambientes de relações propícias, em que os negros, historicamente escravizados e oprimidos, resgatam sua consciência de herdeiros da liberdade, reforçam sua autoestima e dignidade, cultivam suas raízes culturais e podem se sentir povo amado por Deus. Da mesma forma acontece com os indígenas, com as mulheres, os sem terra, deficientes, favelados, amasiados, divorciados, recasados etc. Todos os excluídos são considerados “convidados de honra” à mesa da partilha na Comunidade Eclesial de Base.  

     

    Por isso vemos as CEBs e a Via Campesina como inspiradoras de um agir ético que transfigura instituições.  

     

    Ipatinga, MG, 28 e 29/11/2009.  



    Notícias anteriores

    15/8/2010 - 22h46mCEBIANOS EM TODA MINAS GERAIS
    14/8/2010 - 17h29mBALAIO MINEIRO UAI EM ARCOS
    13/8/2010 - 22h52mO município de Arcos está integrado no Projeto da UFLA “Diversidade microbiana associada a frutos e solo do Cerrado Brasileiro” com participação da EMATER-MG ARCOS
    8/8/2010 - 16h29mCOMUNIDADE QUILOMBOLA NO CURIAU SENTE A AMEAÇA DO PROGRESSO
    10/7/2010 - 8h59mInovação e desenvolvimento da agricultura no continente africano estão no centro da estratégia
    9/7/2010 - 22h12mCompra Direta com Doação Simultânea – Valorização da Agricultura Familiar em Formiga-MG
    9/7/2010 - 21h46mBarraginhas e Curvas em Nível: “Tecnologias sociais são Políticas Publicas em Formiga
    9/7/2010 - 21h41mPrefeitura de Formiga realiza ações de parceria para promover segurança alimentar
    6/7/2010 - 22h40mPão em todas as mesas...
    5/7/2010 - 14h49mREUNIÃO EM ARCOS DIA 06 DE JULHO - TERÇA FEIRA AS 10:00 horas da manha
    2/7/2010 - 11h43mComeça a vigorar hoje a regra que determina o compartilhamento das maquininhas pelas operadoras
    2/7/2010 - 11h38mNOVOS DIÁLOGOS CASA DAS ÁFRICAS recebe o escritor Abdourahman A. Waberi
    15/6/2010 - 21h26mEMATER-MG ARCOS, PREFEITURA E CMDRS ESTÃO EMPENHADOS NA APROVAÇÃO DO PROJETO DO PAA
    10/6/2010 - 21h28mBem-vindo à África do Sul, um lugar cheio de contrastes:
    7/6/2010 - 20h53mJovens Rurais comercializam produtos para o PAA em Formiga-MG
    7/6/2010 - 20h47mPrefeitura de Formiga incentiva a realização de Análise de Solo
    30/5/2010 - 19h3m“ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS NO VALE DA ELETRONICA”,
    21/5/2010 - 13h0mCAMARA DE ARCOS FAZ HOMENAGEM AS MÃES
    21/5/2010 - 8h10mIª MOSTRA TECNOLÓGICA EGIONAL DE ARCOS DIA 07 DE MAIO FOI SUCESSO
    4/5/2010 - 22h3mJORNAL DO QUILOMBO CURIAU NO AMAPÁ - CESSÃO DENUNCIAS
    4/5/2010 - 21h49mEdição 78 Curiaú/AP, fevereiro e março de 2010.
    4/5/2010 - 16h37m21º MUTIRÃO CARRO DE BOIS EM FORMIGA
    29/4/2010 - 22h10mFuncionários da Minas Norte Serviços de Janaúba participa do passeio ciclístico!
    21/4/2010 - 22h33mPROJETO BARRAGINHAS EM LAGOA DA PRATA MG
    15/4/2010 - 23h9mPrefeitura de Formiga Capacita engenheiro agrônomo e facilita a vida do agricultor familiar
    1/4/2010 - 13h6mEQUIPE TERRA VIVA EM FORMIGA MG DIA 06 DE ABRIL DE 2010
    22/3/2010 - 12h9mANIVERSÁRIO DE ANA CAROLINA FILHA DE ANTONINAS DE JANAUBA NORTE DE MINAS
    21/3/2010 - 13h27m2ª AÇÃO NA USINA VELHA - GUAXINININ SETOR LAURA ANDRADE
    20/3/2010 - 7h52mO "JANELA COM O MDS" destas próximas quartas-feiras de março vai tratar de:
    18/3/2010 - 21h27mI ENCONTRO DE MULHERES RURAIS DE CAETANÓPOLIS E PARAOPEBA.
    18/3/2010 - 7h42m´O desenvolvimento nos trouxe a fragmentação do tempo, a anulação da história...´
    18/3/2010 - 7h14mArticum do Centro Oeste ao Norte de Minas entrevista 01
    18/3/2010 - 7h6mArticum do Centro Oeste ao Norte de Minas entrevista 02
    17/3/2010 - 8h37mSemana Santa Clube Náutico
    7/3/2010 - 19h42mPARABENS MULHERES WOMEN´S DAY
    4/3/2010 - 16h40mCURSO DE ARTICUM FRUTO DO CERRADO NO PROCESSO PEDAGOGICO EM ARCOS MG
    2/3/2010 - 18h46mPiscicultura: Alternativa de Sustentabilidade e Economia Solidária
    2/3/2010 - 18h42mServidores municipais colaboram com livro sobre Comunidades Rurais
    2/3/2010 - 18h35mPrefeitura contratará serviços de máquina para construção de barraginhas
    1/3/2010 - 13h33mI ENCONTRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, FARMÁCIA VIVA E HOMEOPATIA EM SETE LAGOAS MG 25/03/2010
    17/2/2010 - 22h26mEm Formiga, trabalhos com agricultores familiares geram mais de R$ 900 mil em cinco anos
    17/2/2010 - 22h19mAgricultura Familiar terá mais incentivo em Formiga
    17/2/2010 - 16h36mDIA DE CAMPO FOSSA SEPTICA BIODIGESTORA E CLORAR COM A EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO AGROPECUÁRIA FOI SUCESSO EM ARCOS MG
    14/2/2010 - 23h32mOraçao do Trabalhador
    14/2/2010 - 23h28mJADINEIRO E FACULDADE
    8/2/2010 - 19h43mCAMPANHA POLITICA PARA DEPUTADOS
    6/2/2010 - 21h27mComeça a safra do maracujá em Formiga
    6/2/2010 - 21h22mProdutores rurais se reúnem para tratar sobre melhoramento genético
    3/2/2010 - 10h58mPrograma Desenvolvimento e Cidadania disponibiliza 3000 litros de óleo diesel suficientes para construir 100 barraginhas
    3/2/2010 - 10h37mDIA DE CAMPO SOBRE CONSTRUÇÃO DE BARRAGINHAS PELO PROCESSO PARTICIPATIVO FOI SUCESSO EM ARCOS
    31/1/2010 - 21h25mPARABOLA DOS POTES
    29/1/2010 - 19h26mCARNAFURNAS 2010 EM FORMIGA
    28/1/2010 - 18h16mHomenagem a Seu Roberto – o sábio e a vida
    25/1/2010 - 22h41mWWW.GRIOOTZEN.COM AMPLIANDO AS ENERGIAS BOAS
    21/1/2010 - 19h13mDIA DE CAMPO BARRAGINHA DIA 02 02 2010
    15/1/2010 - 8h4mCompra conjunta de ração gera economia para piscicultores
    12/1/2010 - 11h13mPARÁBOLA DA RIQUEZA ESCONDIDA ( Eliezer Lima da Fonseca)
    10/1/2010 - 1h5mHomenagem a Roulien Ribeiro Lima da Rádio Vertical 95.1 FM em Arcos
    9/1/2010 - 18h20mINPA - EDUCANDO PARA A VIDA
    24/12/2009 - 12h35m

    CEBIANOS EM TODA MINAS GERAIS


    6º ENCONTRO MINEIRO DA CEBS EM MONTES CLAROS - "(...) senhor Borges é de Arcos [MG] e conta com o apoio da Emater-MG", explica a legenda do vídeo produzido por Zenaido Fonseca no 6º Mineiro das CEBs e que está disponível no www.youtube.com. Nele, podem ser vistos momentos da Missa de encerramento do evento, na manhã de domingo, 25 de julho. "(...) muitos pensam que rezar é só falar com Deus. Mas rezar é ouvir Deus também, de modo especial. E nós, que estamos neste 6º Encontro, queremos viver este momento", reproduz uma das falas do presidente da celebração, Dom José Alberto Moura, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros.



    BALAIO MINEIRO UAI EM ARCOS

    BALAIO MINEIRO UAI -



    O município de Arcos está integrado no Projeto da UFLA “Diversidade microbiana associada a frutos e solo do Cerrado Brasileiro” com participação da EMATER-MG ARCOS


    UFLA REALIZA COLETTA DE MATEIRAIS NO CERRADO EM ARCOS - FINANCIAMENTO DA PESQUISA E COORDENAÇÃO A pesquisa é financiada pela FAPEMIG, chamada do Edital 14/2009 e desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras sob coordenação da professora Rosane Freitas Schwan, do Departamento de Biologia (DBI), juntamente com os professores Cristina Ferreira Silva e Batista (DBI), Luís Roberto Batista, do Departamento de Ciência dos Alimentos e a pesquisadora Carla da Silva Ávila e desenvolvido pelos estudantes de Mestrado e Doutorado do programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola.



    COMUNIDADE QUILOMBOLA NO CURIAU SENTE A AMEAÇA DO PROGRESSO


    A CONVITE DO SABÁ, ZENAIDO FICOU UMA SEMANA NO CURIAU E CONFIRMA AS SUAS PREOCUPAÇÕES - cOLABORADOR DO SITE GRIOOTZEN NO MACAPÁ O NOSSO AMIGO Redator: Sabá (Sebastião Menezes da Silva) Contato: (096) 9117-2278 Vai acabar certas coisas e vai se criar um novo comportamento entre as pessoas deste lugar. Em princípio, vai se transformar em um grande bairro, dezenas de grupos de diferentes fins, frequentes brigas diárias de vizinhos por grandes e pequenos animais, por causa de filhos, por causa do sossego, por causa de bebedeiras em dezenas de bares e mercearias, e outras coisas nocivas que não vamos citar. A ronda policial não vai ter maré mansa para dar conta de dezenas de incidentes no grande povoamento, que vai dar para chamar de acúmulo.



    Inovação e desenvolvimento da agricultura no continente africano estão no centro da estratégia


    PLATAFORMA ÁFRICA-BRASIL DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA RECEBE INSCRIÇÕES - De acordo com o pesquisador Paulo Duarte, responsável pelos países africanos, na Secretaria de Relações Internacionais da Embrapa, esse programa contribuirá para que a cooperação da Embrapa com a África entre em sintonia com as prioridades do continente. “Isso aumenta a probabilidade de impacto positivo no desenvolvimento da agropecuária no continente.”







    Página Inicial . Blogs . Galeria de Fotos . Notícias . Contato


    voltar ao topo